Há pouco mais de dois anos um grupo de amigos, vindos dos mais variados pontos do Rio Grande do Sul, como São Chico, Caxias, Quaraí, Porto Alegre, entre outros, juntou-se e tiveram a ideia de criar um time de futebol. Depois de muitas reuniões conversas e indecisões quanto ao nome, cor, estilo de uniforme, apenas uma coisa foi decidida, o mascote: O GALO. Mas, enfim, o time precisava de um nome, e veio: TIME DE FUTEBOL CLUBE, o uniforme: inspiração no Celtics, da Escócia.
Passada essa primeira etapa, o time foi constituído, eleita a diretoria, atletas convidados, mensalidade estipulada e só faltava entrar em campo. Na estreia um empate por 2 a 2 contra o Deportivo POA.
Enfim, o time conheceu a Superliga, e entrou para disputar seu primeiro campeonato oficial, depois de um começo arrasador, os adversários começaram a marcar mais e tentar evitar a surpresa da competição, com um futebol de força, marcação e apostando nos rápidos contra-ataques, o TFC foi superando um a um seus concorrentes, e chegou a final da edição 2010 da Superliga.
Agora, em 2011, com seu jeitinho mineiro, comendo pelas beiradas, o TFC chega para disputar sua segunda final consecutiva. Depois de enfrentar dificuldades na primeira fase, classificando-se na última rodada somente, e ainda com a ajuda dos adversários diretos, novamente o Time de Futebol Clube, mostra que não eram favas contadas ou ainda apenas fogo de palha do ano anterior.
Agora, contra a forte equipe do AAFCC, o TFC quer conquistar seu primeiro título. TFC: "mais que um time, uma família."